quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Cinderela Chinesa

 Hoje vou fazer a resenha de um livro incrível, um livro que eu nem sabia da existência se não fosse pelo Círculo Viajante Incrível pelo fato de ser uma história tão real e triste que merece ser lida.

 O livro conta a história de Yen Jun-ling que acaba se tornando Adeline Yen Mah, uma quinta filha chinesa que é culpada pela morte da mãe pelos irmãos, ignorada pelo pai e mal tratada pela madrasta. Adeline a autora do livro escreve em Cinderela Chinesa uma pequena biografia de como foi sua infância e adolescência na china de 1945 quando tinha entre 5 e 6 anos até seus 14 anos.

 Adeline é a quinta filha, tendo uma irmã mais velha e três irmãos do meio, duas semanas depois de seu nascimento sua mãe faleceu e seus quatro irmãos a culpam por isso, quase um ano depois seu pai se casa de novo com uma mulher muito mais nova, e que se torna depois um martírio na vida dela. Seu pai tem mais dois filhos com a nova esposa, um menino e uma menina, e o tratamento diferenciado que eles recebem é notado por gente de fora. Isso junta um pouco os 5 filhos do primeiro casamento, que acabam brigando e a ignorando de novo por interesses próprios. A vida com essa "família" é de uma grande tormento pra Adeline, mas ela ainda conta com sua Tia Baba que cuida dela desde pequena e seu Ye Ye (avô). Porém Adeline acaba sendo jogada de colégio interno em colégio interno, e a pesar de estar longe da madrasta, também fica longe dos dois, por quem tem muito amor.

 Não dá pra contar muito mais do livro, ele é bem pequeno, não chega 200 páginas. Eu indicio muito o livro pra quem gosta da cultura chinea, quem gosta de livros sobre superação. É um livro emocionante e nos faz pensar sobre como um humano tanto ser bom, lutador e justo, como pode ser horrível, amargurado e injusto. 


"Posso, por favor, ir com ele? Quero tanto estudar na universidade. Pulei duas séries nos últimos três anos, e ainda sou a primeira da classe.

Sei que sou apenas uma garota e não mereço isso, mas por favor podiam ser bondosos? Prometo que pago tudo a vocês assim que me formar e conseguir um emprego decente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário